Bolo de milho verde e coco

sábado, 4 de novembro de 2017

Preparei este bolo para a conclusão de uma semana temática na escola das crianças - depois de dias explorando o assunto "desperdício/aproveitamento integral dos alimentos", eles encerraram as atividades com um piquenique.

Quem escolheu o que levar foi o Gabriel, e ele foi categórico: bolo de milho. Para não ter erro, segui a receita enviada pela equipe de nutrição da escolinha. Receita esta que foi adaptada de uma outra que saiu daqui no blog :-D

E o que dizer do bolo?  Sei que ficou cheiroso, fofinho e não muito doce, já que leva pouco açúcar. Mas não pude provar, já que o mandei inteirinho para a escola. Mas meu filhote foi muito efusivo: "estava maravilhoso, mamãe". Ó, se eu fosse vocês, confiaria no paladar dele, o bichinho é exigente ;-)

Bolo de milho de escolinha.
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

5 espigas de milho verde
1 1/2 xícaras de fubá
1 xícara de açúcar demerara
200 mL de leite de coco
1/2 xícara de óleo vegetal
3 ovos
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com fubá uma forma de anel média.

Higienize as espigas de milho, eliminando os cabelinhos com o auxílio de uma escovinha.

Apoie uma espiga sobre uma tigela grande e, com uma faca, corte os grãos rente ao sabugo. Repita o procedimento com as demais.

No liquidificador, junte os grãos de milho, os ovos, o leite de coco e o óleo e bata muito bem, por uns 2 minutos. Acrescente o açúcar e uma pitada de sal e bata até que o açúcar dissolva completamente (o açúcar demerara tem grãos maiores, capriche!).

Adicione o fubá e bata até que fique homogêneo. Por fim, acrescente o fermento e pulse rapidamente, só para misturar.

Verta a massa na forma preparada e leve para assar até que o bolo fique com a superfície dourada e passe no teste do palito.

3 comentários:

Clara Brito disse...

Esse bolo ficou com um aspeto simples mas delicioso.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Marly disse...

Oi, Le, bom dia,

Só pelos ingredientes já dá pra ver que este bolo ficou mesmo uma delícia! Estes são os mesmos ingredientes do bolo pamonha, em que eles entram em outra proporção, rsrs. Muito obrigada pela visita ao meu blog e pelas palavras tão gentis, viu?! Eu também sou fã da seu trabalho que é claramente feito com cuidado e sempre resulta visualmente atraente.

Um beijo

Mrs. Margot disse...

Hum nunca provei um bolo assim, mas deve ser bem gostoso! Fiquei curioso e o bolo tem bom aspecto =)

MRS. MARGOT

Printfriendly