Brownies com chocolate branco e nibs de cacau

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Hoje em dia não é qualquer receita de brownie que me chama a atenção. Depois que descobri a minha fórmula preferida, fiquei besta e não me deixo seduzir tão fácil. Mas, craro, a coisa muda de figura quando a receita é do oráculo. E, melhor ainda, quando é receita autoral.

Estes brownies têm uma textura incrível. Uma combinação de sabores perfeitamente equilibrada. É um teletransporte para o paraíso, com direito a unicórnios galopantes e coro de anjinhos cantando. Pena que dura pouco. :-/

Brownies com chocolate branco e nibs de cacau
Receita daqui

Ingredientes:

170 g de manteiga sem sal
170 g de chocolate amargo bem picadinho (usei um com 73% de cacau)
200 g de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos grandes, temperatura ambiente
105 g de farinha de trigo
30 g de cacau em pó, sem adição de açúcar (peneire antes de usar)
¼ colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
100g de chocolate branco em gotas ou pedaços pequenos (piquei uma barra de 100 g)
40 g de nibs de cacau

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20 cm e forre-a com papel alumínio, deixando sobrar um pouco em dois lados opostos, formando “alças”. Unte o papel alumínio também.

Em uma panela média, de fundo grosso, junte a manteiga e o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula de silicone até que o chocolate esteja quase todo derretido. Retire do fogo e continue mexendo até que a misture fique toda derretida e uniforme.

Com um batedor de arame, incorpore o açúcar e a baunilha à mistura de chocolate. Teste a temperatura da massa com o dedo mínimo - se já estiver suportável, acrescente os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. A massa ficará brilhante e lustrosa.

Com uma espátula de silicone, incorpore à massa a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Por fim, envolva o chocolate branco e os nibs de cacau.

 Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 20 minutos ou até o brownie firmar na superfície – faça o teste do palito: ele deve sair com migalhas bem úmidas.

Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Remova da assadeira usando as "alças" de papel alumínio e corte em quadrados para servir.

Observação final: 

Se você checar a receita original, verá que eu uso um método de preparo ligeiramente diferente do da Pat. Sinta-se à vontade para usar o que lhe parecer melhor!

Nenhum comentário:

Printfriendly