Pé de moça

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Pé-de-moça

Acha que o brigadeiro é o rei dos docinhos mas não abre mão de um bom pé de moleque? Este é o doce pra você: pé de moça.

Imagino que o nome seja uma combinação do nome do tradicional docinho de amendoim com o do  leite condensado que faz os melhores brigadeiros. Eu o conheci com a Lu Goto, de quem já falei aqui um montão de vezes.

Pé-de-moça de perto

Só preciso alertar você para dois fatos:

1) A Lu recomenda untar levemente a faca antes de cortar o doce. Unte mesmo. E prepare os seus nervos, se você tem agonia de doce grudento, pois esse é um deles (mas não se preocupe, você corta rapidinho e o resultado compensa);

2) Assim que provar o primeiro, leve o restante pra compartilhar com outras pessoas ou você corre o risco de comer tudo sozinho. Eu avisei, hein? ;-)

Pé-de-moça mordido
Receita daqui

Ingredientes:

300 g de amendoim sem casca, torrado
6 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de chocolate em pó
Açúcar refinado para envolver os docinhos

Modo de preparo:

Forre com papel manteiga o fundo e as laterais de uma assadeira retangular pequena (21 x 31 cm). Unte o papel manteiga.

Numa panela média de fundo grosso, junte a manteiga e o açúcar mascavo. Mexa em fogo baixo até que os dois se combinem e virem um caramelo. Adicione os amendoins e misture rapidamente para não deixar queimar.

Adicione o leite condensado, seguido do chocolate em pó (a panela vai chiar - não se assuste, é assim mesmo). Mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela.

Despeje o doce na assadeira preparada. Espalhe e alise a superfície com o auxílio de uma colher ou de uma espátula de silicone. Cubra-o com filme plástico e, com cuidado para não se queimar, aplaine-o mais um pouco com as mãos. Leve para gelar por pelo menos 1 hora (eu deixei de um dia para o outro).

Retire o doce da geladeira. Remova o filme plástico e, com o auxílio do papel manteiga, remova-o da assadeira para a tábua de corte ou superfície de trabalho. Unte levemente uma faca grande e corte-o em quadradinhos.

Em um prato fundo, coloque um pouco de açúcar refinado. Envolva cada pedacinho no açúcar que fique coberto por todos os lados. Vá completando o açúcar do prato conforme a necessidade.

Rendimento: Depende do tamanho que você cortar. Para a Lu, que é  comedida, foram 32 pedaços. Para mim, 16.

Nenhum comentário:

Printfriendly