Pfeffernüsse

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Esta era para ser uma das minhas postagens natalinas do ano passado, mas me enrolei tanto que ela ficou para agora, 24 de novembro de 2017, como testemunha do meu compromisso de algum dia fazer algo que lembre um especial de Natal. (Agora vai! Quem sabe, né?)

Mas, de verdade, ela não podia faltar no blog. Ou nas festas de fim de ano. É uma das mais fáceis e mais deliciosas receitas de biscoitos natalinos que eu já conheci. A textura é fofa, entre o biscoito e o bolo - lembra um pão de mel de antigamente. O gosto é incrivelmente complexo - há várias camadas de sabor que se casam perfeitamente e formam um treco de outro planeta, que a gente come suspirando. Pra vocês terem uma ideia, no ano passado, preparei 4 vezes em menos de 10 dias.

Uma dica importante: para obter o máximo dos seus biscoitos, aguente firme e só os prove completamente frios. É aí que a riqueza do sabor se revela. Receita matadora dela, o oráculo da comida boa, Pat Scarpin.

Pfeffernüssen
Receita daqui

Ingredientes:

315g de farinha de trigo comum
1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/4 de colher (chá) de sal
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó (também conhecida como allspice ou pimenta síria)
1/4 de colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino moída
113g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
131g de açúcar mascavo
80g de melado de cana
1 ovo grande em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado (provavelmente você usará bem menos, mas é bom ter sí por segurança)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre duas assadeiras próprias para cookies com papel manteiga.

Em uma tigela média, misture a farinha, as especiarias, o sal e o bicarbonato com o auxílio de um fouet. Reserve.

Na tigela da batedeira, junte a manteiga, o açúcar mascavo e o melado. Bata em velocidade alta até obter um creme fofo e uniforme. Some então o ovo e a baunilha e bata de novo até homogeneizar.

Desligue a batedeira e raspe as laterais da tigela da batedeira com uma espátula de silicone. Adicione então os ingredientes secos. com a espátula, vá envolvendo tudo até obter uma massa bonita e lisa.

Modele bolinhas com porções de massa equivalentes a 1 colher de sopa (use a colher medidora ou uma cookie scoop com esta capacidade). Distribua na assadeira, deixando intervalos de 5 cm entre elas (no forno, eles se espalham um pouco).

Leve ao forno por 14 minutos ou até que os biscoitos fiquem crescidos e dourem levemente nas bordas (pra mim, 14 minutos deu certinho). Retire os biscoitos do forno e deixe esfriar ligeiramente.

Verta o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e vá passando os biscoitos ainda quentes, um a um, até cobri-los totalmente. Acomode-os numa grade e deixe lá até que fiquem completamente frios.

Acondicione em potes hermeticamente fechados ou embalagens bonitinhas, se quiser dá-los de presente. Rende 30 biscoitos.

Observações finais:

Não custa reforçar: qualquer especiaria que você rale ou moa na hora tem sabor muito mais intenso. Se você tiver a possibilidade de fazer isso, melhor para os seus biscoitos.

2 comentários:

Marly disse...

Oi, Le,

Realmente este biscoito é uma delícia, você o descreveu muito bem, rsrs. Eu traduzi e publiquei a receita dele no Natal de 2009. O interessante é que esse tipo de biscoito tem similares em muitos países, basta ver como o Pfeffernüssen é parecido com o Speculatius, e estes com o nosso biscoito pão de mel, não é verdade?

Um beijo e bom dia

FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte disse...

Amiga, estamos dizendo adeus ao ano velho e em breve vamos receber o novo. Não poderia deixar de vir aqui agradecer por ser uma seguidora do meu blog, ou dos meus blogs. E independentemente de como decida viver o ano novo, espero que você tenha sempre Jesus no coração.
Que o amor e a bondade estejam presentes todos os dias desse novo ano, e a sua fé se fortaleça cada vez mais. Que em todos os seus planos você inclua Jesus e a paz e o sucesso e a saúde,sejam constantes na sua vida.
Feliz Ano Novo!

Printfriendly