Bavarian Nuts

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Essas amêndoas são divinas! Ficam crocantes, perfumadas, doces na medida. O preparo exige algum esforço, mas o resultado é compensador.

Ai, de verdade, minha ideia era postar esta receita no dia 23 ou 24, como sugestão de presente de última hora. Mas os últimos dias foram tão corridos que eu só consegui arranjar tempo agora. De qualquer forma, essas amêndoas continuam sendo uma ótima pedida para petiscar antes da ceia de Ano-Novo.

Antes de irmos à receita, caso eu não consiga voltar aqui no blog até o dia 31 (é bem possível), espero que você tenha um 2018 delicioso! E não se esqueça: não é preciso esperar uma data especial para viver um novo tempo. Faça o seu "feliz ano novo" hoje mesmo!

Bavarian nuts
Receita daqui

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar refinado*
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de chocolate em pó (usei um com 50% de cacau)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
2 xícaras de amêndoas (ou das castanhas de sua preferência)

Modo de preparo:

Em uma panela alta e fora do fogo, adicione o açúcar, a água, a canela, o chocolate e o fermento. Misture bem. Junte as amêndoas e leve ao fogo médio, mexendo sempre. A mistura vai ferver e, depois de um tempo, começará a reduzir. Vai virar um caramelo bem grudento e irá açucarar. Força na peruca e no braço, pois o processo demora um pouco. Quando a mistura estiver bem seca, parecendo uma farofa, retire do fogo.

Deixe esfriar um pouco e retire as amêndoas da panela espalhando em uma assadeira. Vai sobrar uma quantidade grande de crosta de açúcar na panela, é assim mesmo.*

Leve a assadeira ao forno preaquecido a 220ºC por 5 minutos. Abra o forno e mexa as amêndoas com uma colher de pau. Volte ao forno por mais 5 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e guarde em recipiente bem fechado.

Observação final:

* Esta receita foi originalmente preparada para compor uma cesta de Natal vegana. Assim, usei açúcar demerara (entenda aqui o motivo), em vez do refinado.

* Sobra um tantão de crosta de açúcar - crocante e deliciosa. Se eu fosse você, trituraria os torrões maiorzinhos até virar farofinha e jogaria sobre muffins ou bolo de banana antes de assar.

Um comentário:

Clara Brito disse...

Gosto tanto mas nunca me atrevi a fazer.
Beijinhos e bom ano,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Printfriendly