Parkin

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Parkin é um bolo típico do interior da Inglaterra (pelo que li, Yorkshire e Lancashire reclamam a autoria da receita). É feito com aveia, especiarias e melado de cana. Tem um perfume incrível, textura fofa e úmida e a doçura caramelada do melado. Como é mais docinho, casa lindamente com chá.

Confesso que, até bem pouco tempo, não fazia ideia de que esse bolo existia. Eu o conheci enquanto pesquisava por receitas com golden syrup. Acabei não preparando à época, mas não consegui esquecê-lo.

Então, quando chegou dezembro, resolvi prepará-lo. Já não tinha o golden syrup, mas tinha melado de cana e achei que funcionaria.

Como qualquer bolo com melado ou golden syrup, o parkin se beneficia de uns dias de descanso antes de ser saboreado. Parece que isso melhora a textura e harmoniza o sabor.

Acontece que Brasília está muito chuvosa. Medrosa que sou, resolvi deixá-lo na geladeira para não correr o risco de ele mofar.

Daí, quatro dias depois, retirei-o da geladeira para provar. Quase infartei. Que textura medonha, seca e farelenta. Eu só podia ter errado alguma coisa. Como aquele bolo tão promissor havia se transformado em tamanha porcaria? Na dúvida, cortei-o em pedaços e guardei em um pote fora da geladeira, aguardando a intervenção dos deuses da cozinha.

E ela aconteceu. No dia seguinte, como mágica, o parkin havia adquirido a textura perfeita que eu esperava - macio, levemente úmido, com cobertura algo caramelada. A aveia dá alguma resistência à mordida, mas bem é delicada - só deixa a massa mais interessante.

Para o meu paladar, é um pouco doce além do que eu estou acostumada. Mas fica delicioso com um bom chá (um Earl Grey, por exemplo) ou um cafezinho.

Quero pesquisar mais receitas de parkin para descobrir se ele pode ser menos doce. Também penso em pesar um pouquinho mais a mão nas especiarias (mas não sei se isso descaracteriza a receita). Quando chegar a uma conclusão, atualizo o post.

Por ora, fiquem com esta receita, que é facílima de fazer e tem gostinho de Natal.

Parkin
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

113g de manteiga sem sal
85g de açúcar mascavo escuro
283g de melado de cana
88mL de leite (dá 1/3 de xícara + 2 colheres de chá)
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
170g de farinha de trigo
170g de aveia em flocos médios
2 colheres (chá) de gengibre em pó (ou mais, se você gostar)
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1 ovo grande levemente batido

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 150°C. Unte com manteiga uma assadeira quadrada de 20 cm e forre com papel manteiga, deixando sobras nas laterais.

Em uma panela média e me fogo médio, derreta juntos a manteiga, o açúcar, o melado e metade do leite, cuidando para que não aqueça demais. Retire do fogo e reserve.

Em uma tigelinha, dissolva o bicarbonato no restante do leite e reserve também.

Peneire juntos a farinha e as especiarias em uma tigela grande. Adicione a aveia (sem peneirar, claro) e mexa com um fouet até ficar bem misturado.

Faça uma cova no centro dos ingredientes secos e despeje ali a mistura de melado. Misture bem. Adicione o ovo e misture novamente. Por fim, incorpore a mistura de leite e bicarbonato.

Despeje a massa na forma previamente preparada e leve ao forno por aproximadamente 1 hora (comece  checar com 45 minutos). Ao espetar o centro do bolo, o palito deve sair limpo (ou quase isso).

Retire do forno e deixe esfriar totalmente.

Usando as sobras de papel manteiga, remova o bolo da assadeira (não precisa remover o papel manteiga dele). Embrulhe-o totalmente em uma camada de papel manteiga, seguida de outra de papel alumínio.

Deixe-o descansar em local fresco e arejado por, pelo menos, dois dias (dizem que o bom mesmo é deixar por uma semana).

Corte em fatias e sirva com chá (de preferência, não adoçado, já que o bolo é bem doce).

2 comentários:

Clara Brito disse...

Nunca tinha ouvido falar desse bolo.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/quiche-de-delicias-do-mar-e-salada-de.html

Cristina disse...

Por nome não conheço, mas com essa combinação de ingredientes certamente vou gostar!
Bom fds

Printfriendly