Bolo de milho e coco (medido na lata)

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Bolo de milho e coco

Bolinho de milho e coco, quem não gosta? Este é fofinho, molhadinho, perfumado e tão saboroso! A medida dos ingredientes? Está na lata do milho!

Uma receita sob medida para quem está batendo um bolinho longe da própria cozinha e de seus apetrechos; para quem quer se sentir em casa em um novo espaço, ainda que não tenha à mão uma balança ou xícaras medidoras; ou, simplesmente, para quem busca conforto e acolhimento diante das incertezas da vida.

A receita veio do Instagram da querida Teresa, do Teretetê na Cozinha. Assim que bati o olho na foto, comecei a sonhar com esse bolo de milho cada vez que sentia cheiro de café.

E o bolo não decepciona nadinha. É delicioso e muito fácil de fazer. Os ingredientes são aqueles que a gente costuma ter na despensa - milho verde em conserva, coco ralado de pacotinho, leite de coco de garrafinha, flocão de milho para cuscuz. Tudo (com exceção do fermento, vai) é medido na lata vazia do milho e batido no liquidificador. E fica divino.

Quer se sentir em casa? Faça esse bolinho, passe um café e saboreie. Garanto a você cada pedaço tem gosto de 'lar, doce lar'.

Bolo de milho e coco
Receita adaptada daqui

Ingredientes:
(use a lata do milho limpa e seca para medir os demais ingredientes)

1 lata de milho verde ao vapor (lata de 200g - drene os grãos e descarte o líquido)
1 lata de flocão de milho para cuscuz
1 lata (faltando 1 dedo para encher) de açúcar
1 lata de leite de coco
1/2 lata (menos 1 dedo) de óleo vegetal (usei o de canola)
3 ovos grandes
1 pitada de sal
1/2 lata de coco ralado desidratado
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte com óleo e polvilhe com flocão de milho uma forma de anel de 22 cm de diâmetro.

No copo do liquidificador, adicione todos os ingredientes, com exceção do fermento, e bata por 5 minutos ou até que a massa fique bem uniforme (ela fica mais líquida mesmo). Acrescente o fermento e pulse rapidamente só para misturá-lo.

Verta a massa na forma preparada e leve para assar até que o bolo perfume a casa e fique douradinho (no meu forno, isso levou uns 45 minutos, mais ou menos). Faça o teste do palito para confirmar se ele está pronto.

Retire do forno e espere esfriar para desenformar. Sirva com café fresquinho.

Bolo de milho e coco

Observações finais:

* A receita original da Teresa é feita com leite de vaca. Usei leite de coco porque tenho intolerantes à lactose entre meus convivas. Ah, claro, e porque adoro a combinação de milho e coco e queria deixá-la mais evidente.

* Como uma garrafinha de leite de coco não chega a completar a lata de milho, adicionei água até dar a quantidade necessária.

3 comentários:

A Paixão da Isa disse...

ficou com uma core mt bonita e mt fofinho deve ser mesmo uma delicia bjs

Clara Brito disse...

Esse bolo deve ter ficado delicioso.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Valentina disse...

Le, fiz com kimilho pois era o que tinha em casa,e ficou muito bom. Adorei. Fiquei nostalgica. xx

Printfriendly