Bolo zebra de cenoura e chocolate com beterraba

sábado, 27 de janeiro de 2018

Imagine combinar os bolos que você mais gosta. Foi o que eu quis fazer para o aniversário das quianças: servir bolo de chocolate com beterraba E bolo de cenoura numa só tacada. Mas dá certo? Fica bom? A resposta é SIM!

Durante os testes, fiquei preocupada com a possibilidade de obter um bolo com textura desigual ou com sabor estranho - nem de cenoura, nem de chocolate. Que nada, o bolo ficou fofíssimo, úmido, com textura uniforme. E os dois sabores combinaram lindamente.

Minha intenção era preparar uma cobertura. Mas meu provador plantonista (o hômi) dispensou-a e comeu um pedação do bolo morninho, suspirando de alegria.

Ah, antes que você se horrorize, pensando na trabalheira que é preparar duas massas de bolo diferentes, eu já aviso: elas são facílimas, de liquidificador – o maior trabalho vai ser dar uma lavadinha no copo entre o preparo de uma e outra.

Por fim, talvez você tenha reparado que eu escrevi que este bolo foi o que “eu quis fazer para o aniversário das quianças”. Quis, mas não farei. Quando perguntei o que eles achavam de ter um bolinho zebrado em seu aniversário, eles foram categóricos: só chocolate, mamãe. E assim será :-(

Bolo zebra de cenoura e chocolate
Receita adaptada daqui e daqui

Ingredientes:

Para a massa de cenoura:
1 ovo grande
1 cenoura média, crua, descascada e picada (entre 100 e 120 g)
1/4 de xícara de óleo de canola
1/3 de xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico em pó

Para a massa de chocolate e beterraba:
1 ovo grande
120 g de beterraba cozida, cortada em cubos
2 1/2 colheres (sopa) de óleo de canola
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
4 colheres (sopa) de cacau em pó não adoçado
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma assadeira redonda de 18 cm de diâmetro. Forre com papel manteiga o fundo e as laterais da assadeira. Unte o papel também.

Comece pelo bolo de cenoura: junte no copo do liquidificador o ovo, o óleo, a cenoura e o açúcar. Bata até ficar bem homogêneo.

Em uma tigela média, peneire a farinha de trigo e o sal. Adicione o conteúdo do copo do liquidificador, misturando até que a massa fique uniforme. Acrescente o fermento e misture somente até incorporar. Reserve.

Lave e seque o copo, a tampa e as facas do liquidificador. Feito isso, monte o copo e adicione os ingredientes para o outro bolo: o ovo, a beterraba, o óleo, a baunilha e o açúcar. Bata até ficar homogêneo.

Em outra tigela média, peneire juntos o sal, o cacau e a farinha de trigo. Verta o conteúdo do liquidificador sobre os ingredientes secos, misturando até que fique uniforme. Por fim, incorpore o fermento.

Agora é hora de fazer a zebra acontecer. Use uma colher de sopa diferente para cada massa de bolo. Bem no centro da forma, derrame duas colheres de massa de cenoura (uma sobre a outra). Sobre elas, bem no meio, verta duas colheres da massa de chocolate. Volte para a massa de cenoura: duas colheres bem no centro da de chocolate. E assim sucessivamente, até que as massas acabem.

Leve o bolo para assar até que ele passe no teste do palito.

Observações finais:

* O segredo para a zebra se formar é simplesmente colocar porções iguais de cada massa, uma por cima da outra, alternadamente e o mais no centro possível. Não é que nem bolo mármore, que tem que passar uma faca ou palito para dar o efeito (aliás, não faça isso! Vai estragar sua zebrinha).

* A receita acima é para um bolo pequeno. Se você quer um maior, sugiro experimentar dobrar as receitas (eu não testei, já que as crianças rejeitaram a ideia de um bolo zebrado).

4 comentários:

Clara Brito disse...

Esse bolo ficou demais.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/01/a-cozinhar-com-ines-guerreiro-e-um.html

Adriana Lopes disse...

Oi queria te perguntar se você ainda tem contato com akemi.gostaria de saber como ela esta. Conheci o blog a pouco tempo mas fiquei encantada por ela.

Letrícia disse...

Oi, Adriana! A Akemi é realmente muito especial, de uma generosidade ímpar. De vez em quando tenho contato com ela pelo Facebook, então sei que você pode contatá-la por lá. Por sinal, o Pecado da Gula tem página no FB: https://www.facebook.com/pecadodagula/. Tenta mandar um recadinho por lá, é bem possível que ela veja! Beijos!

Adriana Lopes disse...

Muito obrigada

Printfriendly