Brownies de chocolate com espelta

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Brownies de espelta

A espelta é parente do trigo comum. Por ser rica em nutrientes e de digestão mais fácil, é considerada uma opção saudável à farinha de trigo. Mas, de verdade, se eu fosse você, faria este brownie não porque ele tem espelta. Mas porque é DELICIOSO.

Mas onde eu achei essa tal de espelta? Em uma loja virtual indicada pela Pat Scarpin. Ah, você quer saber de onde eu tirei o interesse por espelta? De muitas receitas gringas e dos blogs da Valentina e da Fernanda, duas brasileiras que moram no exterior (e que você provavelmente conhece - ou, pelo menos, deveria!).

A farinha de espelta já estava comprada há algum tempo, mas a urgência em usá-la veio de uma das minhas antirresoluções de ano novo. "Mais essa agora, antirresoluções", você pensa. Calma que tudo tem explicação.

No começo de cada ano, gosto de dar uma geral na despensa, examinando se há produtos atacados por pestes ou que passaram do prazo de validade. Aconteceu que, na limpeza deste ano, precisei jogar fora uma quantidade considerável de ingredientes raros/diferentes vencidos - todos eles comprados por impulso, sem destino certo, por pura curiosidade. Que tristeza.

Assim, depois da ressaca moral horrorosa, estabeleci uma antirresolução: em 2018, eu não compro ingredientes diferentões se não tiver receita certa E data certa de uso. Quanto aos ingredientes que restaram, resolvi colocá-los pra jogo imediatamente. Até para saber se vale a pena comprá-los de novo ou não.

Foi buscando uma receita que usasse espelta que eu cheguei até esses brownies da tia Martha. Que textura incrível, minha gente - é um fudgy macio, se é que isso existe. E que sabor intenso e perfeitamente equilibrado. Segundo o hômi, o mais exigente degustador de brownies que eu já conheci, estão entre os melhores que ele já provou.

Tem farinha de espelta por perto? Corra para a a cozinha e faça já esses brownies. Não tem farinha de espelta? Teste fazer com farinha de trigo branca na mesma quantidade. Você não vai ter os benefícios nutricionais da espelta. Mas vai comer um brownie tão delicioso quanto.

Brownies de espelta - de perto
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

113 g de manteiga sem sal (e mais um pouco para untar a forma)
170 g de chocolate amargo bem picadinho (usei um com 73% de cacau)
130 g de açúcar
120 g de açúcar mascavo claro
3 ovos grandes, temperatura ambiente
20 g de cacau em pó não adoçado
1/4 de colher (chá) de sal
88 g de farinha de espelta (comprei esta daqui)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20 cm e forre-a com papel manteiga, deixando sobrar um pouco em dois lados opostos, formando “alças”. Unte o papel também.

Em uma panela média, de fundo grosso, junte a manteiga e o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula de silicone até que o chocolate esteja quase todo derretido. Retire do fogo e continue mexendo até que a misture fique toda derretida e uniforme.

Com um batedor de arame, incorpore os açúcares à mistura de chocolate. Teste a temperatura da massa com o dedo mínimo - se já estiver suportável, acrescente os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. A massa ficará brilhante e lustrosa.

Com uma espátula de silicone, incorpore à massa o cacau e o sal. Por fim, envolva a farinha de espelta, misturando somente até ficar uniforme.

 Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 30 minutos ou até o brownie passar no teste do palito: espetado no centro do brownie, ele sai com migalhas úmidas.

Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Remova da assadeira usando as "alças" de papel e corte em quadrados para servir.

Observações finais: 

* A farinha de espelta contém glúten, mas de natureza diferente do glúten da farinha de trigo. Isto a torna inadequada para celíacos, mas boa para alguns casos de intolerância leve a moderada ao glúten.

* Diferentemente do glúten do trigo, que se desenvolve quando trabalhado, o da espelta se quebra. Por isso, não misture demais, ou vai obter um brownie farelento.

* Para preparar brownies, normalmente uso uma forma descartável de alumínio com capacidade para 1,5L. Fica bem mais fácil desenformar.

* Meu método para derreter chocolate e manteiga parece temerário para você? Use banho-maria ou micro-ondas, como preferir.

2 comentários:

Clara Brito disse...

Que bom aspeto.
Adorava comer um quadradinho.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/01/farrapo-velho-minha-moda.html

Yara disse...

Hehehe eu trabalho perto da Zona Cerealista e conheço a loja física da Casa Saron, imagina tanto de autocontrole que preciso ter hahaha. Mas vc está certa, também já joguei fora um monte de ingrediente vencido e que pena que dá!

Vou testar o brownie. Se pela cara ele tá lindo, imagina só o cheiro e gosto então!

Printfriendly