Brownies com biscoito Oreo

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Olha eu aqui de novo. Queria poder dizer que estou voltando com força total, mas nem é o caso. No último mês, passei por uma mudança grande de rotina - mudei o horário da minha atividade física para de manhã beeeeem cedinho. O que significa que cozinhar depois de colocar as crianças para dormir ficou fora de cogitação - preciso dormir mais cedo para dar conta do dia seguinte.

Então, estou voltando pra cá de mansinho, restringindo a cozinha aos finais de semana - e apenas aqueles em que sobram tempo e disposição.

Mas vamos falar de coisa boa? De brownies. Nunca tinha pensado seriamente em combinar brownies com biscoito Oreo. Mas tinha um pacote desses biscoitos dando bobeira na despensa, sobra da última vez que fiz palha italiana de Leite Ninho e Oreo. Por que não, né.

Fiz a receita da Lorraine Pascale depois de conhecê-la no blog da Valentina. E, olha, não me arrependi: é muito, muito, muito boa. Super fudgy, bem equilibrada em termos de dulçor e chocolatuda até não poder mais. Fiquei preocupada de o biscoito dar um paladar infantil aos brownies, mas que nada, ficou surpreendentemente bom. Passou com louvor no crivo do crítico mais exigente (o hômi).

Mas será que este brownie vai ser sucesso de público também? Teste com o seu pessoal e depois me conte!

Brownies de oreo
Receita daqui

Ingredientes:

165g de manteiga, mais um pouquinho para untar a forma
200g de chocolate amargo, em gotas ou picadinho
3 ovos + 2 gemas (congele as claras que sobrarem pra depois fazer friands!)
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
165g de açúcar mascavo claro
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó
Uma pitada de sal
150g de biscoitos Oreo (se eu fosse você, usava 1 pacote de 140g de Negresco, o resultado fica bem parecido e sai bem mais em conta)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma assadeira quadrada com 20 cm. Forre-a com papel manteiga, deixando sobras de papel nas laterais.

Com uma faca ou, mesmo, com as mãos, quebre os biscoitos em quartos (não tem problema se ficar irregular, não faz diferença). Reserve.

Em uma panela, leve a manteiga ao fogo médio. Quando ela derreter, desligue o fogo e adicione o chocolate. Reserve por uns 5 minutos, até que o chocolate derreta com o calor da manteiga. Em seguida, misture bem com uma espátula de silicone até homogeneizar.

Na tigela da batedeira, adicione os ovos, as gemas e a baunilha e bata bem até que a mistura comece a ficar leve e fofa. Sem parar de bater, adicione o açúcar, aos poucos, sempre pelas laterais da tigela (assim você não perde o ar acumulado). Bata até que a mistura fique clara e firme.

Desligue a batedeira e adicione a mistura de chocolate derretido. Incorpore o chocolate aos poucos, envolvendo delicadamente com a espátula. Quando a mistura estiver homogênea, peneire sobre ela a farinha, o sal e o cacau. Incorpore mexendo levemente. Some 1/3 dos biscoitos e envolva também.

Verta a massa na forma preparada, alisando-a com a espátula. Distribua o restante dos biscoitos quebrados sobre a superfície, afundando-os ligeiramente.

Leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até que os brownies passem no teste do palito deles (o palito sai com migalhas úmidas ao espetar o centro da forma).

Deixe os brownies esfriarem completamente antes de desenformá-los (use o papel manteiga para ajudar). Se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro - pra mim, isso é totalmente dispensável.

2 comentários:

Marly disse...

Oi, Le,

Realmente, é difícil para a gente conciliar tudo, principalmente estando na fase que você agora se encontra, rsrs.
Menina, este brownie deve ter ficado muito bons, vou salvar a receita para a experimentar, uma hora dessas (quando tiver oreos por aqui).

Beijoca

Clara Brito disse...

Ai que coisa tão pecaminosa. Quero um por favor!

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/04/folar-de-carnes.html

Printfriendly