Brownies com farinha de trigo integral

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Brownies com farinha de trigo integral e açúcar mascavo são fit/funcionais/saudáveis, certo? Errado. Estes bonitinhos são uma verdadeira bomba de manteiga e açúcar (deliciosa, diga-se de passagem). Por outro lado, que mal há em comer uma guloseima feita com ingredientes mais nutritivos, néam?

A receita original é de brownies simples, com textura fudgy e sabor intenso de chocolate. Mas posso assegurar que eles aceitam bem o acréscimo de castanhas (usei pecãs e recomendo!), M&Ms ou pedacinhos de chocolate.

Brownies com farinha integral
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

1 1/4 xícaras de manteiga sem sal
2 1/2 xícaras de açúcar mascavo
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 1/2 xícaras de cacau em pó não adoçado
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2/3 xícara de farinha de trigo integral
Opcional: 150g de M&M, chocolate em gotas ou castanhas grosseiramente picadas

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte e forre com papel manteiga uma forma quadrada com 23 cm (deixe o papel sobrar dos lados para ajudar na hora de desenformar).

Em uma tigela grande refratária, coloque a manteiga e o açúcar. Leve ao micro-ondas por 30 segundos em potência alta, retirando em seguida e mexendo com um fouet. Repita o processo mais 2 vezes. O objetivo é obter uma mistura homogênea e brilhante, ainda que um pouco granulosa.

Deixe a mistura esfriar um pouco e adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição (se quiser usar uma batedeira de mão, tem o meu apoio). Bata até que a mistura fique ligeiramente mais clara. Adicione então o cacau em pó, o sal e a baunilha e misture bem. Por fim, envolva a farinha de trigo e metade das castanhas, chocolates ou confeitos (se for usá-los).

Verta a massa na forma preparada e alise a superfície. Por cima, distribua o restante das castanhas, chocolates ou confeitos. Leve ao forno até que os brownies passem no teste do palito (quando espetado no centro da massa, o palito sai com algumas migalhas úmidas).

Deixe esfriar completamente antes de desenformar e cortar.

Observações finais:

* Utilizei duas formas de alumínio descartável para assar esses brownies. A primeira tinha 1500 mL e acabou ficando muito cheia, então coloquei o restinho em outra de 750 mL. Só por isso os brownies da foto ficaram mais baixinhos.

* Reduzi a quantidade de sal pedida na receita original porque achei-a excessiva.

Nenhum comentário:

Printfriendly