Bolo delícia de maracujá

terça-feira, 8 de maio de 2018

Bolo delícia de maracujá

Eita, que está difícil dar as caras por estas bandas. Mas consegui, e vim trazendo um bolinho muito bom, inspirado em receita da diva Rita Lobo.

Se você é frequentador das antigas do Panelinha, já deve ter ouvido falar do bolo delícia de limão. Ele é um super sucesso. Mas eu não tinha limões em casa, nem vontade de sair só para comprá-los. Em compensação, tinha suco concentrado de maracujá* no freezer. Resolvi arriscar.

Ficou incrível, perfumadíssimo e com um azedinho bom do maracujá. Dá água na boca só de lembrar.

Fiz a calda do jeito indicado na receita da Rita e pincelei o bolo inteiro com ela. Como sobrou muita (e bem fluida), resolvi engrossá-la misturando um pouco de açúcar impalpável (não medi quanto). Verti no topo do bolo, deixando empoçar no centro - e me arrependi de não ter servido o que restou à parte, para quem quisesse colocar um pouquinho mais em sua fatia, pois ficou boa demais.

Bolo delícia de maracujá
Receita livremente adaptada daqui

Quer salvar esta receita no Pinterest ou nos seus bookmarks? Encontre-a no novo endereço do blog: nocalordofogao.com.br
O blog velhinho (ou seja, este aqui) será desativado definitivamente em 31/12/2019.

Ingredientes:

Para o bolo:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá*
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Para a calda:
⅓ de xícara (chá) de suco concentrado de maracujá*
⅔ de xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma com furo no meio com capacidade para 10 xícaras de massa. Reserve.

Numa tigela, passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Misture e reserve.

Na batedeira, bata a manteiga até formar um creme claro e fofo. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte ao creme da batedeira, batendo bem entre cada adição para incorporar.

Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o suco de maracujá. A cada adição, bata apenas para misturar.

Desligue a batedeira e, com uma espátula, raspe as laterais da tigela, misturando ligeiramente para homogeneizar a massa.

Transfira a massa para a forma preparada e nivele-a girando a forma rapidamente sobre a bancada. Leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Enquanto isso, prepare a calda: numa tigela pequena, combine o açúcar e o suco de maracujá, mexendo até que os grãozinhos de açúcar se dissolvam.

Desenforme o bolo para o prato de servir. Com uma colher (ou pincel culinário), espalhe a calda sobre o bolo ainda morno.

Bolo delícia de maracujá

Observações finais:

* O suco concentrado que utilizei neste bolo foi feito batendo a polpa dos maracujás no liquidificador e coando em seguida. Sem adição de água ou açúcar.

* Se você está cercado de intolerantes à lactose, como eu, boa notícia: este bolo tem pouca lactose - só a da manteiga.

Nenhum comentário:

Printfriendly