Brownies de abacate

domingo, 23 de março de 2014

Estou desenvolvendo uma verdadeira compulsão por receitas inusitadas de brownies. Não que eu as prepare ou as consuma sempre, mas eu pesquiso muito sobre elas. As mais promissoras acabam entrando na lista de possibilidades a testar, como foram os brownies com feijão preto e essas belezinhas aí embaixo.

De uns tempos para cá, começaram a pipocar receitas de brownie de abacate na blogosfera gringa - algumas paleo, outras veganas, outras light... a grande maioria não me conquistou. O resultado me parecia muito diferente do que eu espero de um brownie. Mas esta me pareceu interessante. O resultado parecia apetitoso e a lista de ingredientes era praticável.

Numa tarde inesperadamente sem compromissos, resolvi testar. A massa ficou parecendo a de um bolo um pouco mais denso, com um cheiro muito pronunciado de chocolate. Não ficou lisinha, pois o abacate foi apenas amassado com um garfo (não sei como ficaria se ele fosse processado - talvez formasse líquido demais, nem me animei a testar).

Quanto aos brownies prontos, transmitirei a opinião do hômi (não estou comendo doces, lembram): a textura é rica, mas não super densa, como a dos brownies fudgy. Lembra mousse, mas mais consistente e com formato que se mantém mesmo depois de uma mordida (sim, dá para comer com as mãos, sem necessidade de pratinho, garfo e faca).  Não é muito doce e é SUPER chocolatudo. E definitivamente não dá para suspeitar que há abacate na jogada.

 
Receita minimamente adaptada daqui

Ingredientes:

225 g de chocolate amargo* (usei um com 70% de cacau)
1 abacate de 500g pesado com casca e caroço (a receita original pedia 2 avocados)
4 ovos em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de farinha de amêndoas
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte com óleo vegetal suave uma assadeira quadrada com 20 cm de lado. Forre-a com papel manteiga, deixando sobras de papel de todos os lados para facilitar a hora de desenformar. Unte o papel também.

Vamos preparar os ingredientes para a receita. Comece pelo abacate: abra-o e remova a sua polpa com o auxílio de uma colher. Acomode-a em um prato grande e amasse-a bem - pode ser comum garfo ou com um amassador de batatas. Ao terminar, deixe-o quieto e passe para o próximo ingrediente: o chocolate. Derreta-o em banho-maria ou no micro-ondas. Reserve.

Numa tigela média, misture bem o cacau, a farinha de amêndoas e o sal. Reserve também.

Agora é hora da ação! E quipe a batedeira com o batedor de arame. Na tigela da batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata bem, em velocidade média/alta, até obter um creme claro, muito leve, com o dobro de volume original.

Com a batedeira em velocidade baixa, vá adicionando o chocolate aos poucos. Bata apenas até que ele seja incorporado aos ovos.

A partir deste ponto, recomendo que você trabalhe com uma espátula de silicone e muita delicadeza. Deite os ingredientes secos reservados, mais o extrato de baunilha, à mistura de ovos e chocolate e envolva levemente. Some então o abacate, mexendo com cuidado até incorporá-lo à massa.

Despeje a massa na assadeira preparada, alisando sua superfície com a espátula para uma distribuição uniforme. Leve ao forno por 20-25 minutos (pode ser mais tempo do que isso, como lá em casa - faça o teste do palito e espere migalhas úmidas).

Deixe esfriar completamente antes de cortar.

Observação final:

Utilize um chocolate sem traços de leite e esse brownie poderá ser saboreado por quem tem intolerância à lactose! Eba!

4 comentários:

Vanessa Lenhard disse...

Gostaria de lhe agradecer por ter postado essa receita. Tenho intolerância a lactose e estou sempre a procura de receitas mais saudáveis, fiz com chocolate sem leite e deu super certo.
O brownie e ficou uma delícia, todo mundo que provou, adorou! E não dá pra suspeitar que tem abacate na receita.

Repassei a receita à minha nutricionista e ela foi só elogios!

ameixa seca disse...

Estou com alguns abacates para gastar, gostei da receita embora ache um exagero de chocolate :) Mas deve ficar ótimo!

Isabela disse...

Boa noite! Fiz a receita, porem coloquei farinha de aveia. A massa crua estava delicioso,o cheiro enquanto assava tbm, e ficou lindo. Mas o sabor ficou extremamente amargo :'(

Letrícia disse...

Poxa, que pena, Isabela! O amargo era do chocolate e do cacau? Ou será que o seu abacate não estava tão maduro? Descobri, a duras penas, que não há como negociar com o abacate usado em receitas. Ou ele está completamente maduro ou nada feito. Deixa um amargor terrível. Beijos!

Printfriendly