Faça você mesmo - desmoldante caseiro

terça-feira, 12 de julho de 2016

Como você já deve ter percebido, amo bater um bolinho. E se puder assá-lo em uma forma trabalhada estonteante, melhor ainda. O problema é que eu não tenho muito talento para untar formas. Sempre fica faltando um pedacinho sem manteiga ou sobra farinha acumulada. Já tentei untar com óleo, com manteiga derretida, com ghee... sempre com resultados um tanto pífios.

Estava quase me rendendo aos sprays desmoldantes industrializados até que topei com uma receita de desmoldante caseiro (valeu, Escola de Bolo!). Guardei-a até que, neste fim de semana, surgiu a oportunidade de testar.

A receita é bem simples: óleo de cozinha, margarina (ou gordura vegetal) e farinha de trigo em partes iguais. Combine os ingredientes e bata até obter um creme homogêneo. Pode ser com fouet, com batedeira ou com um garfinho, que foi como eu fiz.

Uma foto publicada por Blog No Calor do Fogão (@blognocalordofogao) em

Para testar o desmoldante, repeti a receita do bolo de banana com gotas de chocolate na forma deusa que ganhei de uma amiga muito querida.


Com um pincel, apliquei o desmoldante caseiro em toda a forma. Gostei da consistência - espalha fácil, não escorre e dá para enxergar se ficou faltando algum espaço sem aplicar. E não precisa polvilhar farinha de trigo.

Ok, você pensa, é fácil de aplicar. Mas funciona bem? Eu respondo com uma imagem.

Uma foto publicada por Blog No Calor do Fogão (@blognocalordofogao) em

Funciona bem demais. O bolo quase escorrega da forma, de tão soltinho que fica. As pequenas falhas que você vê na superfície dele foram causadas por bolhas de ar que restaram na massa (eu esqueci de bater a forma para eliminá-las antes de levar ao forno - shame on me). Se não fosse por elas, o bolo ficaria completamente liso, perfeitinho, sem crosta alguma de farinha.

O veredito: recomendo demais! De agora em diante, não vai mais faltar desmoldante na minha cozinha!

6 comentários:

Clara Brito disse...

que bela dica.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/paezinhos-de-alheira-e-queijo.html

Cristina disse...

O bolo e a forma são lindos, a dica sensacional, vou testar!
Boa semana.

Marly disse...

Oi, Le,

Eu também gostei dessa misturinha. Até publiquei a receita dela lá no blog também (como "dica para desenformar bolos"), rsrs.
Mas eu obtive a receita numa página gringa, que eu mencionei, aliás, no post, rsrs.

Beijoca e bom dia

Letrícia disse...

Oi, Marly! Puxa, eu tinha certeza de que havia visto esta dica também no seu blog, mas não consegui encontrá-la entre os meus pins no Pinterest (procurei por 'desmoldante', não por 'desenformar bolos' :-/). De todo modo, é uma dica fantástica! Funciona feito mágica!

Beijos!

ROSANGELA NOGUERO disse...

por favor, por quanto tempo posso guardar esta mistura? na geladeira ou fora?

Obrigada!!!!

Letrícia disse...

Rosangela, eu sempre faço em quantidade bem pequena e armazeno na geladeira por até 2 semanas. Mas, segundo o site da Escola de Bolos, de onde veio a receita, se você usar gordura vegetal, pode conservar fora da geladeira por até 2 meses, em embalagem bem fechada.

Beijos!

Printfriendly