Brownie-bolo de chocolate delicioso da Lyle

domingo, 13 de agosto de 2017

Esta foi a segunda receita que preparei usando golden syrup (tive que ser rápida, antes que as formigas tomassem a cozinha só para elas). Escolher brownies foi natural, já que tenho o mais exigente provador de brownies em casa.

Desde a primeira passada de olhos na receita, já sabia que ela não agradaria muito o hômi. Brownie com fermento tende a ficar cakey, e ele não curte muito (pra ele, brownie só merece ser chamado assim se for fudgy).

Não deu outra. Ele provou, elogiou o equilíbrio, o sabor intenso de chocolate, o toque caramelado, mas concluiu: "Só que isso não é brownie. É só bolo de chocolate". Até me deixou levar metade da receita para o pessoal do trabalho. Felizmente, os colegas não são críticos tão rigorosos e adoraram. O brownie-bolo acabou em um piscar de olhos.

Tem golden syrup à disposição e está a fim de provar um bolo de chocolate bem chocolatudo? Esta é uma boa pedida. Se fizer, depois me conte o que achou ;-)

****************

Aproveito o dia de hoje para homenagear os pais e, em especial, o hômi e o meu pai, que estão entre os melhores pais que eu já conheci. Em comum, eles têm o fato de jamais terem aceitado ser coadjuvantes na criação dos filhos. Dividem tarefas, responsabilidades e todo o resto de igual para igual com suas companheiras. Sabem ser doces e brincalhões, firmes e assertivos, uma fonte de segurança, amparo e bons exemplos.

Aos pais queridos que me leem agora, que vocês tenham um dia lindo e que continuem fazendo a diferença na vida de seus pequenos. Vocês não estão só criando bons filhos - estão tornando a humanidade melhor.

Bolo-brownie de chocolate adoçado com golden syrup
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

200 g de chocolate amargo picado (use um como pelo menos 70% de cacau)
150 g de manteiga sem sal em cubinhos
3 ovos + 1 gema em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de água fria
250 g de golden syrup
95 g de farinha de trigo com fermento (usei sem fermento)
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal (acréscimo meu)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma assadeira quadrada com 18 cm de lado. Forre-a com papel manteiga, deixando sobrar para os lados.

Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria. Deixe esfriar.

Em uma tigela grande, bata ligeiramente os ovos com a gema e a água. Acrescente o golden syrup, seguido da mistura de chocolate e manteiga, mexendo até ficar homogêneo (se estiver batendo à mão, força na peruca, dá um pouco de trabalho para incorporar - mas dá certo).

Sobre essa misture, peneire a farinha de trigo e o fermento. Envolva delicadamente com uma espátula de silicone até a massa ficar lisa e uniforme.

Verta a massa na assadeira preparada e leve ao forno por uns 35 minutos (espete com um palito - se ele sair com migalhas úmidas, está pronto).

Deixe esfriar sobre uma grade na própria assadeira. Desenforme o brownie usando as sobras de papel manteiga. Remova o papel e corte em pedaços.

Sirva com sorvete ou com café (ou com os dois!).

Observações finais: 

* É muito comum que você veja essa recomendação em receitas que levam golden syrup (e nesta, em especial): resista à tentação de comer no mesmo dia que preparar. O sabor se desenvolve muito de um dia para o outro.

* Substituições possíveis para o golden syrup: combine 2 partes de Karo e 1 de melado de cana; ou partes iguais de mel e de Karo; ou só xarope de bordo (o preço é altíssimo, mas é mais fácil de encontrar); ou só Karo. O sabor não fica igual, mas deve ficar bom, também.

2 comentários:

Clara Brito disse...

Que bela gulodice.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Cristina disse...

Uma tentação, mas concordo com ele, tem cara de bolo chocolatudo!Mesmo assim, sou do pessoal do trabalho, rasparia o prato!

Printfriendly